Perder um animal de companhia pode ser uma experiência profundamente triste pois fazem parte da família e da rotina diária desta.
Apresentamos algumas dicas que acreditamos que poderão ajudar os nossos clientes numa fase como esta:
Permita-se sentir
O luto é um processo natural, e é importante permitir-se sentir tristeza, saudade e até raiva ou culpa.
Celebre a vida
Relembre os bons momentos que passaram em conjunto. Experimente fazer um álbum de fotos, plantar uma árvore ou criar outro tipo de homenagem em memória ao animal.
Converse sobre a perda
Falar com amigos, familiares ou outras pessoas que entendem o vínculo com animais pode ser muito reconfortante. Participar em grupos de apoio, grupos online específicos para donos de animais também pode ajudar.
Cuide de si
O luto pode ser emocionalmente e fisicamente exaustivo. É importante cuidar de si mesmo, garantido descanso, boa alimentação e momentos de auto cuidado.
Ritual de Despedida
Criar um ritual de despedida, como uma cerimónia ou escrever uma carta para o animal , pode ajudar a dar um sentido de conclusão e reconhecimento à importância da vida do patudo.
Mantenha uma Rotina
Embora seja difícil, tentar manter alguma rotina diária ajuda a dar estrutura ao dia e facilita o processo de adaptação à vida sem a companhia do animal.
Considere a adoção com o tempo
Muitas pessoas acabam por achar reconfortante adotar outro animal de estimação mas, isso deve ser feito no seu próprio tempo, quando você se sentir emocionalmente pronto.
Procure ajuda profissional se necessário
Se o luto estiver a afetar severamente a sua saúde mental ou a sua rotina diária, considere procurar um psicólogo ou um terapeuta especializado no luto.
O tempo de luto é único para cada pessoa e não há pressa em “seguir em frente”. O mais importante é respeitar os seus sentimentos e permitir-se vivenciar este processo.
Celebre a vida do seu Patudo!