Não há dúvida de que ter um animal de estimação em tempos normais, pode trazer alegria. Em tempos mais difíceis, como enfrentamos com a pandemia do COVID-19, os animais de estimação podem oferecer mais do que apenas uma saudação babosa ou uma companhia agradável.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, juntamente com o prazer que proporcionam, os animais de estimação oferecem uma variedade de benefícios à saúde, incluindo:
- Pressão arterial diminuída
- Níveis reduzidos de colesterol
- Níveis reduzidos de triglicerídeos, um tipo de gordura no corpo
- Sentimentos reduzidos de solidão
- Mais oportunidades para exercícios e atividades ao ar livre
- Melhores oportunidades para conexão social
Devido a esses benefícios e ao amor incondicional que muitos compartilham com seus animais de estimação, a humanidade ficou extremamente aliviada quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que não há evidências de que animais domésticos possam transmitir o novo coronavírus que causa o COVID-19.
O vírus é transmitido aos seres humanos através do contacto pessoa a pessoa, e não de pessoa para pessoa. Por isso, a interação com seus animais de estimação é altamente incentivada nesse momento, desde que todos os envolvidos - humanos e animais - sejam saudáveis.
5 maneiras pelas quais os animais de estimação melhoram a vida durante uma pandemia
Quando confrontados com os desafios da perda de emprego, preocupações com a saúde e isolamento social, os donos de animais estão recorrendo aos seus amigos animais por muito mais do que companhia básica e vitalidade aprimorada. Muitas pessoas estão descobrindo que seus animais de estimação estão ajudando a reduzir a ansiedade e a depressão e lhes dão esperança.
Aqui estão cinco maneiras de recorrer aos seus animais de estimação, independentemente da espécie, para ajudá-lo durante a pandemia do COVID-19:
1 - Converse com o cão (ou lebre, hamster ou caranguejo eremita).
Muitos animais de estimação são capazes de captar suas emoções e podem sentir estresse ou tristeza.
Eles são ótimos ouvintes - nenhum conselho indesejável é dado - e, às vezes, apenas dizer coisas em voz alta pode oferecer alívio ou ajudá-lo a trabalhar com pensamentos preocupantes.
Olhe para eles para alívio da comédia. Animais de estimação são engraçados, geralmente sem nenhum esforço. Seja perseguindo o rabo (ou um para o outro, se houver dois ou mais em sua casa), escondendo seus brinquedos, caindo do volante ou nadando em círculos, os animais de estimação costumam ser bons para pelo menos uma risada, e o riso é uma excelente maneira de Aliviar estresse.
2 - Leve seu animal companheiro a passear.
Seja na coleira, no carrinho ou no ombro, alguns animais de estimação ficam felizes em acompanhá-lo em uma caminhada, que atualmente é uma excelente maneira de fazer exercícios necessários, respirar um pouco de ar fresco e cumprimentar seus vizinhos de longe.
3 - Aceite um aconchego.
Embora possamos não conseguir tocar outros seres humanos fora de nossas casas durante o isolamento social, nossos animais de estimação são seguros para um abraço se você estiver saudável. Abraçar seu animal de estimação é ótimo, reduz a depressão e libera hormônios saudáveis. Também pode ajudá-lo a relaxar, aliviar a tensão e até aliviar a dor física.
4 - Compartilhe a doçura.
Quando as notícias e as mídias sociais parecem estar cheias de nada mais do que atualizações preocupantes sobre o COVID-19, uma foto do seu amigo de quatro patas - ou de penas, barbatanas, escamas ou peludo - pode trazer alegria para seus entes queridos e conhecidos. Quer você os compartilhe via texto, e-mail, bate-papo por vídeo ou em sua plataforma de mídia social, não há nada como uma foto ou vídeo engraçado de animal de estimação para criar uma conexão com outras pessoas e trazer um sorriso para seus rostos.
5 - Não se esqueça de boa higiene.
Enquanto desfruta de um tempo extra com seus animais de estimação devido a pedidos recentes em casa, é importante continuar a praticar uma boa higiene. Como sempre, lave as mãos com água e sabão por 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool antes e depois de manusear ou tocar seu animal de estimação.
A DGS também recomenda que siga estas dicas adicionais de higiene saudável:
- Mantenha animais de estimação e seus suprimentos fora da cozinha.
- Limpe e desinfete regularmente habitats e suprimentos para animais de estimação, de preferência fora de sua casa.
- Nunca limpe os suprimentos na pia da cozinha, nas áreas de preparação de alimentos ou na pia do banheiro.
Sempre remova as fezes (cocó) do seu animal de estimação do seu quintal e locais públicos usando uma bolsa e descarte-a em áreas apropriadas. - Mantenha as crianças afastadas de áreas que possam conter cocô de cachorro ou gato.
Esteja preparado para seus animais de estimação - Embora os especialistas digam que o vírus não pode ser transmitido de seus animais de estimação, recomenda-se um cuidado extra durante a pandemia. Ajude os animais de estimação a praticar o distanciamento social - não permita que eles entrem em contato com pessoas ou animais de outras pessoas fora de sua casa. Se você estiver doente e preocupado, pode ter - ou se foi diagnosticado com - COVID-19, evitar ou minimizar o contato com seus animais de estimação, se possível.
Se uma pessoa saudável não puder ajudar a alimentar e cuidar do seu animal de estimação, use sempre uma máscara facial ao prestar cuidados.
Esperemos que esta informação tenha sido útil, nestes tempos difíceis.